Pneus Sucateados e Combustíveis Derivados de Pneus

Created with Sketch.

  • Combustíveis derivados de pneus são usados em indústrias de energia intensiva como fonte de energia renovável
  • A fração biogênica dos CDPs é medida pelo método ASTM D6866
  • A Beta Analytic, líder mundial em ASTM D6866, ajuda os usuários de CDPs a cumprirem com os regulamentos, fornecendo certificação do conteúdo de biomassa de seus combustíveis
tire-derived fuels

Seu valor de alto-aquecimento faz com que os pneus sucateados sejam um bom combustível alternativo para as indústrias com processos de energia intensiva – ex. fábricas de cimento, instalações de geração de eletricidade e fábricas de celulose e papel. Quando queimados, os pneus produzem a mesma quantidade de energia que o petróleo, cerca de 25 a 50% mais energia que o carvão, e de 100 a 200% mais energia que a madeira, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA.

Pneus sucateados costumavam ser utilizados como combustível suplementar ao carvão e à madeira. Ao longo dos anos, um número crescente de instalaçõesvem usando pneus sucateados não apenas devido ao seu alto conteúdo de energia, mas também porque são mais baratos que o carvão, produzem emissões mais limpas e têm um conteúdo de baixo teor de umidade.Os testes da APA dos EUA mostram que (a) os resíduos de cinzas de pneus contêm metais menos pesados do que alguns tipos de carvão, e (b) a combustão de pneus resulta em menos emissões de NOx,comparado-se com a queima de carvão com alto teor de enxofre.

A APA dos EUA dá preferência à geração de energia através do uso de pneus sucateados do que os aterros sanitários. O amontoamento de pneus é algo desfavorável devido ao risco de incêndio e por questões de saúde (ratos, mosquitose outros organismos causadores de doenças se desenvolvem bem em pneus amontoados).

Milhões de pneus são descartados todos os anos nos EUA e uma boa parte deles é reciclada para produzir novos produtos, sendo usada na construção civil ou reutilizada para produzir combustíveis derivados de pneus (CDPs). A APA dos EUA reconhece que os CDPs representam uma alternativa viável aos combustíveis fósseis, baseado em sua experiência de mais de 15 anos com mais de 80 instalações.

Dependendo do tamanho de suas unidades de combustão, as instalações usam pneus inteiros ou rasgados em tiras, os quais são conhecidos como combustível derivado de pneus.

Fração de Biomassa dos Pneus Sucateados

Dependendo de seu tamanho, os pneus sucateados podem ter até 30% de biomassa, tal como pode ser constatado pelo método ASTM D6866. De acordo com um estudo feito pela empresa francesa Aliapur, os pneus sucateados de carros utilitários têm frações de biomassa de 17 a 20%, enquanto que os pneus sucateados de caminhões têm frações de biomassa de 28 a30%. Os componentes de biomassa dos pneus incluem a borracha natural, o raiom e o ácido esteárico.

Indústrias que Usam os CDPs

Cimento

A indústria do cimento usa mais combustíveis derivados de pneus sucateados do que qualquer outra. De acordo com os registros da APA dos EUA, cerca de 53 milhões de pneus são usados em fornos de cimento nos EUA a cada ano. A partir de 2006, agências ambientais estaduais e locais aprovaram o uso dos CDPs em 48 fábricas de cimento em 21 estados.

As fábricas de cimento usam pneus como fonte de combustível na fabricação de clínquer, um componente primário na fabricação de cimento do tipo Portland.

Papel e Celulose

A indústria de papel e celulose usa aproximadamente 26 milhões de pneus por ano comofonte de combustível em suas caldeiras. As fábricas de papel e celulose usam os CDPs, ao invés de pneus inteiros, porque as cintas de metal podem obstruir seus sistemas de alimentação.

Serviços Públicos de Eletricidade

As caldeiras dos serviços públicos de eletricidade utilizam aproximadamente 24 milhões de pneus anualmente. Estas caldeiras consomem carvão para gerar eletricidade. Devido ao alto valor de aquecimento e ao custo mais baixo dos CDPs, os serviços públicos de eletricidade atualmente usam os CDPs para suplementar o carvão.

Caldeiras Industriais ou Institucionais

As caldeiras industriais, que normalmente são menores que as caldeiras usados nos serviços públicos de eletricidade, também usam CDPs para suplementar seus combustíveis mistos. Cerca de 17 milhões de pneus são usados anualmente nas caldeiras industriais.

Fonte parcial: https://www.betalabservices.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

pt Portuguese
X
%d blogueiros gostam disto: