Benefícios

Created with Sketch.

Benefícios da reciclagem de pneus

Preocupação mundial e histórica, os pneus velhos, aos poucos, estão deixando de ser um problema insolúvel no Brasil. Na verdade, hoje já até fazem parte de solução para alguns setores industriais ao servirem como insumo ou, em último caso, como combustível para fornos.

Devido à sua durabilidade inerente, grande volume e riscos ambientais e para a saúde, os pneus são uma das fontes mais problemáticas de resíduos sólidos. Em todo o mundo, cerca de 2,5 milhões de pneus são jogados fora anualmente. Com a reciclagem da borracha, os pneus podem ganhar uma nova vida.

O que acontece com os pneus encaminhados para reciclagem?

Eles provavelmente serão embalados e enviados para fábricas de processamento, onde serão cortados em pedaços menores por trituradores de corte. O objetivo é reduzir o volume e criar um material de fácil manuseio.

Os fragmentos são então processados ​​para remover o fio do pneu que, depois de reciclado, frequentemente volta às siderúrgicas, pois podem ser usados ​​na fabricação de aço novo.

A borracha restante é então filtrada para garantir que esteja livre de fios e outras contaminações. Depois, é limpa com água e outros agentes de limpeza para ser usada como matéria-prima de calçados. Após reciclada, essa borracha é usada em outras formas, como aplicações de borracha moída, asfáltica, base de camas para animais e campos esportivos.

Outros subprodutos da borracha podem ser reutilizados em vários formatos e formas. Por exemplo, a fibra e o náilon constituem quase 15% de um pneu e podem ser usados ​​na fabricação de concreto, fibra de vidro, estuque, circunferência e materiais de limpeza.

O pó de borracha também pode ser obtido a partir de pneus reciclados. Este material de alto desempenho e bastante acessível é usado na criação de produtos de vedação, plástico e borracha.

Fontes: Bio Nergy | The Conversation

pt Portuguese
X
%d blogueiros gostam disto: