Biomassa

Created with Sketch.
O que é - Coprocessamento

O que é Biomassa?

Biomassa é um material constituído por substâncias de origem orgânica (vegetal, animal e microrganismos). Plantas, animais e seus derivados são biomassa. A utilização como combustível pode ser feita a partir de sua forma bruta, como madeira, produtos e resíduos agrícolas, resíduos florestais, resíduos pecuários, excrementos de animais e lixo. Ao contrário das fontes fósseis de energia, como o petróleo e o carvão mineral, a biomassa é renovável em curto intervalo de tempo.

A renovação da biomassa ocorre através do ciclo do carbono, ou seja, a decomposição ou a queima de matéria orgânica ou seus derivados provoca a liberação de CO2 na atmosfera. As plantas, através da fotossíntese, transformam o CO2 e água em hidratos de carbono, liberando oxigênio. Dessa forma, o uso adequado da biomassa não altera a composição média da atmosfera ao longo do tempo.

Como exemplo podemos citar as forrageiras, que são plantas que podem ser cultivadas para produção de biomassa. O plantio da grama gera ainda emprego e renda para as comunidades localizadas ao redor da indústria de cimento, tornando a cadeia sustentável.

A Embrapa tem um grande acervo de pesquisas sobre esse tipo de vegetação, onde podemos verificar várias alternativas de plantio e colheita renovável. Para ter a produção de biomassa acontecendo em todo o território nacional, é necessário somente respeitar as particularidades de cada região. No Sul, por exemplo, teríamos espécies adaptadas às condições climáticas e de solo diferentes daquelas cultivadas no Nordeste.

Co-op's Power Plant Uses Waste Tires for Fuel | WMKY

Coprocessamento de resíduos

O coprocessamento de pneus e biomassa substitui parte do combustível fóssil na fabricação de cimento. A medida contribui para reduzir o uso de recursos naturais não renováveis e a emissão de CO2, além de diminuir o volume de resíduos enviados ao aterro sanitário. O forno de cimento garante a total eliminação térmica dos resíduos e a incorporação das cinzas no processo de fabricação, sem comprometer a qualidade do produto. O coprocessamento exerce ainda papel importante para a saúde pública, uma vez que auxilia a evitar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya, por exemplo.

O Brasil gera anualmente 63 milhões de toneladas de resíduos sólidos. A quantidade de lixo cresceu 21% só na última década, mas o tratamento adequado dado a esses resíduos não aumentou. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, só 3% dos resíduos sólidos produzidos nas cidades brasileiras são reciclados, apesar de um terço de todo o lixo urbano ser potencialmente reciclável.

O combustível derivado de resíduos pode, portanto, ser uma importante ferramenta de desenvolvimento sustentável para as economias regionais. A importância desse coprocessamento não se restringe aos pneus: é preciso analisar o trabalho com resíduos triturados, restos de obras e resíduos sólidos urbanos para seguir o caminho da evolução de maneira sustentável.

BRASIL RECICLOU CERCA DE 92 MILHÕES DE PNEUS NO ANO PASSADO - ABTLP |  Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos

Os pneus inservíveis são coletados e destinados para empresas trituradoras. Depois desse processo, o material é reaproveitado como combustível alternativo nas indústrias de cimento, fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis e a produção de asfalto-borracha.

pt Portuguese
X
%d blogueiros gostam disto: